28/12/2012 15:40 0

Data de publicação: Quinta-feira, 27/12/2012

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) implementou este ano uma série de ações para simplificar a prestação de contas das operadoras dos planos de saúde. A medida tem como objetivo facilitar a elaboração dos demonstrativos contábeis. A decisão, no entanto, não diminui o rigor na fiscalização e controle dessas informações e deverá beneficiar, principalmente, as pequenas e médias operadoras do setor da saúde suplementar.

Segundo o Diretor-Adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras de planos de saúde, Leandro Fonseca, essa simplificação vai facilitar também o próprio acompanhamento das contas das empresas pela ANS. Ele explicou que o principal objetivo foi desburocratizar o Plano de Contas das operadoras de planos de saúde. Leandro ressaltou que a mudança das regras levou em consideração estudos feitos pela ANS, sugestões do setor e de instituições representativas da área contábil, como o Instituto Brasileiro de Contabilidade (Ibracon), que participou das discussões.

Leandro Fonseca destacou ainda que a simplificação da apresentação das contas à ANS reflete a maturação das ações de regulação implantadas pela Agência para o setor. A evolução desse processo, afirma o diretor, visa a adequação das atividades das empresas para o bom desempenho da saúde suplementar e aprimoramento da assistência prestada aos beneficiários. As operadoras de planos de saúde que não conseguem se ajustar às normas do setor, afirma Fonseca, acabam enfrentando dificuldades e encerram suas atividades. Ao longo deste ano, cerca de 120 operadoras de planos de saúde tiveram seus registros cancelados.


Simulador de Plano Individual