06/06/2013 19:01 0

Data de publicação: Quinta-feira, 06/06/2013  

A partir de hoje, as operadoras de planos privados de saúde poderão consultar por meio do acesso ao programa PTA o relatório de Recursos Próprios Mínimos, referente ao 4º trimestre de 2012.

O objetivo do relatório é demonstrar, de forma aproximada, o cálculo prévio do Patrimônio Mínimo Ajustado (PMA) e da Margem de Solvência (MS), conforme determina a Resolução Normativa RN nº 209, de 22 de dezembro de 2009, a partir das informações enviadas à ANS pelas operadoras de planos de saúde por meio do DIOPS.

Este ano, a ANS disponibiliza também um quadro com os eventuais ajustes realizados sobre o Patrimônio Líquido/Social para fins de enquadramento à PMA e MS, conforme instrução da IN DIOPE nº 38/2009, vigente até dezembro de 2012.

A regularidade do envio de informações relativas às exigências de Recursos Próprios Mínimos é de responsabilidade da operadoras dos planos de saúde. Para auxiliar os gestores no monitoramento econômico-financeiro das empresas, a ANS disponibiliza no site o relatório e a apostila de referências para cálculos econômico-financeiros.

Os valores apresentados neste relatório são extraídos das informações fornecidas pelas operadoras de planos de saúde por meio do DIOPS. Portanto, eventuais ajustes, quando da análise econômico-financeira, podem alterar o resultado apresentado neste relatório.


Confira também:

Programa PTA

 

Apostila de Referências Econômico-Financeiras

Fonte:

Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS)


Simulador de Plano Individual