03/01/2013 20:43 0

03/01/2013 - 16:50

A combinação dos remédios paclitaxel e pazopanibe, já usados em terapias contra o câncer, poderá ser usada no tratamento do câncer de tireoide anaplásico (de mau prognóstico). De acordo com um estudo publicado no periódico Science Translational Medicine, a combinação das drogas poderá ajudar na luta contra esse tipo raro, e historicamente negligenciado, de câncer.

Para o estudo, o pesquisador Crescent Isham e colegas da Clinica Mayo, em Rochester, nos Estados Unidos, fizeram uma associação dos dois medicamentos. Em seguida, essa mistura foi usada para tratar células cancerígenas cultivadas em laboratório. Com o uso de filmagem em câmara lenta, os cientistas observaram que no período de alguns dias as células cancerígenas ficavam presas a uma fase específica do ciclo celular: a mitose. Assim, elas não conseguiam se dividir para aumentar o tamanho do tumor. Por fim, elas morriam.

Uma taxa mais elevada de morte das células estava associada a uma combinação de doses mais baixas de cada droga. Mas essa redução nos níveis das drogas tinha que vir combinada. Os resultados eram inferiores quando apenas uma das drogas tinha sua quantia elevada separadamente. De acordo com os pesquisadores, a combinação dos medicamentos funciona pela ação em uma enzima chamada Aurora Kinase-A, envolvida com a processo de mitose celular — um alvo do pazopanibe que não era conhecido.


Simulador de Plano Individual