24/10/2015 16:54 0

24/10/2015

Estão disponíveis no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) os dados e indicadores do setor referentes ao terceiro trimestre de 2015.
 
Ao acessar no menu principal o item Perfil do Setor, é possível consultar informações que mostram a evolução do número de beneficiários, de operadoras e de planos de saúde, utilização da rede conveniada e reclamações e informações recebidas pelos canais de atendimento da ANS até setembro de 2015.
 
Os dados podem ser acessados por meio de diferentes ferramentas. Os Dados Gerais representam uma primeira aproximação aos números do setor através de tabelas e mapas contendo informações sobre beneficiários, operadoras e taxa de cobertura dos planos. No ANS Tabnet, o usuário encontra um conjunto de consultas pré-definidas que dão um panorama mais amplo da Saúde Suplementar no país. Na opção “Baixar bases de dados”, os usuários podem obter diretamente as bases e realizar suas próprias consultas e tabulações. Por fim, disponibilizamos para o público uma apresentação padrão que sintetiza em gráficos as informações do setor. Nesta ferramenta, o usuário pode capturar os gráficos e reutilizá-los em suas próprias apresentações.
 
NÚMEROS DO TERCEIRO TRIMESTRE – Os dados consolidados pela ANS mostram que o número de consumidores apresentou redução em relação ao trimestre anterior, tendo registrado, em setembro deste ano, 50,3 milhões de beneficiários em planos de assistência médica. Já os planos exclusivamente odontológicos apresentaram crescimento, tendo passado de 21,5 milhões para 21,9 milhões de beneficiários de um trimestre para o outro. - See more at: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/numeros-do-setor/3030-dados-do-setor-de-saude-suplementar#sthash.QineZULM.dpuf

Beneficiários de planos de saúde segundo tipo de contratação (Brasil – setembro/2015):

Link

Com relação à distribuição por tipo de contratação do plano, há 66,6% de beneficiários em planos coletivos empresariais, 19,4% em planos individuais e 13,3% em planos coletivos por adesão.

Link

 Das 1.370 operadoras em atividade, 1.173 possuem beneficiários cadastrados, sendo 843  médico-hospitalares e 330 exclusivamente odontológicas. 

O terceiro trimestre registrou ainda 52.955 planos de assistência médica, sendo 21.611 na modalidade individual/familiar; 20.623 coletivos empresariais; e 10.564 coletivos por adesão. Quanto aos planos exclusivamente odontológicos, há um total de 4.901, sendo 1.357 individuais/familiares; 2.171 coletivos empresariais; e 1.350 coletivos por adesão.

 
Com relação às demandas de consumidores registradas junto aos canais de atendimento da ANS, no mês de setembro deste ano foram recebidos 32.692 pedidos de informação e 12.304 registros de reclamação. No ANS Tabnet é possível consultar o número por operadora de plano de saúde e os temas.

Link

 Fonte:

Agencia Nacional de Saúde Suplementar ( ANS )


Simulador de Plano Individual