17/01/2013 14:50 0

16/01/2013 14h26

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado nesta quarta-feira (16) revela que, nos últimos anos, foram registrados grandes progressos na luta contra as doenças tropicais, mas a dengue ainda apresenta um avanço preocupante e mata milhares de pessoas anualmente.

"A OMS observou progressos sem precedentes contra 17 enfermidades tropicais descuidadas, graças a uma nova estratégia global, ao fornecimento regular de medicamentos de qualidade e ao custo controlado e apoiado por inúmeros associados", indica o relatório.

Duas dessas doenças poderão ser erradicadas até 2020: a dracunculíase, também conhecida como doença do verme da Guiné, e o pian, uma doença da pele e das articulações transmitida por uma bactéria.

Cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo são atingidas por essas 17 enfermidades tropicais. O texto da OMS, que teve sua primeira edição foi publicada em 2010, também estabelece – além da dracunculíase e do pian – outras três doenças para serem eliminadas nos próximos sete anos, e objetivos para controlar mais nove males nesse período.

"Com essa nova etapa no combate dessas doenças, progredimos no caminho de uma cobertura da saúde universal", declarou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

Segundo ela, o principal desafio atualmente é o garantir acesso a medicamentos "para as pessoas que precisam deles quando necessário". Nesse sentido, a indústria farmacêutica tem doado lotes importantes de remédios, informou a OMS.

 

Fonte: Bem Estar


Simulador de Plano Individual