30/12/2012 12:28 0

A dengue é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus RNA, com quatro divisões diferentes: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A doença pode aparecer na forma de infecção inaparente (quando a pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma), dengue clássica (DC), febre hemorrágica da dengue (FHD) ou síndrome do choque da dengue (SCD).

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, a dengue ocorre principalmente em áreas de clima quente e úmido. O único modo possível de evitar sua transmissão é a eliminação do mosquito vetor. O mais importante é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente.

Os sintomas da doença são amplos, febre inesperada, dores de cabeça, corpo e juntas, muitas vezes confundidos com outras doenças dessa estação. Quem tem esses sintomas deve ficar atento e procurar imediatamente um médico no posto de Saúde mais próximo de sua residência. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) interage entre vários setores internos, outras secretarias municipais, parcerias com representações públicas, privadas e com os movimentos sociais e religiosos. Dentre os trabalhos estão o monitoramento diário dos casos suspeitos de dengue, a capacitação para os agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, a criação dos comitês populares de saúde e intensificação das ações de educação e mobilização em locais com grande fluxo de pessoas, como estádios de futebol, feiras livres e eventos culturais.


Simulador de Plano Individual