10/09/2014 17:35 0

10/09/14 07:52

Se a ideia é prevenção, mais uma vez o Sistema Hapvida Saúde sai na frente. De forma pioneira, a empresa une tecnologia aos serviços e orientações de medicina preventiva e lança o  primeiro portal de saúde de uma operadora: o Minha Saúde HapvidaPor meio do endereço (www.minhasaudehapvida.com.br), o novo programa da operadora, que se apresenta como uma extensão da Medicina Preventiva do Hapvida (Hapvprev), traçará um perfil da saúde na rede, além de oferecer aos 3 milhões de beneficiários da operadora a possibilidade de terem um acompanhamento e um monitoramento online de sua saúde.

O portal funciona da seguinte forma: ao se conectar ao site, o usuário pode criar um login e uma senha, que darão acesso ao seu histórico médico e a serviços. Ao mesmo tempo, o portal abriga matérias jornalísticas, com informações e orientações sobre saúde e bem-estar, que darão dicas de como adotar um estilo de vida mais saudável. “O nosso beneficiário pode acompanhar seu histórico de consultas e exames já realizados, além de poder agendar consultas e fazer pequenos testes, os quais classificam seu risco de desenvolver doenças ou alguma complicação, caso já seja tenha alguma patologia instalada. No mesmo momento, o internauta já recebe o feedback com dicas de saúde”, explica a gerente de Medicina Preventiva do Hapvida, Ana Luiza Augusto.

Segundo Ana Luiza, a partir dessas informações, “teremos resultados palpáveis de mudança de comportamento e estilo de vida dos nossos beneficiários”, sempre direcionando e orientando-o ao autocuidado, que pode ser tomado com medidas simples, no dia a dia, a exemplo da adoção de uma alimentação equilibrada, da prática regular da atividade física, dos cuidados necessários com a idade etc.  

Interatividade

Depois de fazer seu cadastro, o internauta vai informar o número da carteira do plano e e-mail para confirmar e ativar a conta. A partir daí, começa a troca de informações entre os beneficiários da operadora e a Medicina Preventiva da empresa. Como ressalta o diretor de Sistemas e Projetos do Hapvida, Rômulo Bezerra, a ideia permite interatividade entre os usuários e o sistema. “A partir de indicadores, resultados dos exames com parâmetros médicos, foram criados três perfis para cada co-morbidade (hipertensão, diabetes e obesidade). O beneficiário terá informações para saber se apresenta sintomas de alguma dessas doenças e será aconselhado a procurar ajuda médica para ter o tratamento ideal”, exemplifica.

Perfil na rede

Para montar o perfil de cada usuário do portal, Rômulo Bezerra esclarece que serão disponibilizados questionários online para cada um preencher com informações sobre peso, altura e massa corpórea. “À medida que internauta acessa, preenche os dados e faz exames, o perfil fica mais completo”, pontua. É importante ressaltar que o acesso ao prontuário é totalmente restrito ao beneficiário e somente ele poderá fornecer senha e login. “O sistema está dentro das normas de saúde, as informações são confidenciais e pertencentes ao paciente, que decide quem mais pode ter acesso ao seu histórico. Com certeza esse projeto vai proporcionar melhorias na saúde do cliente, que vai poder consultar seu histórico diariamente e ter suporte para esclarecer dúvidas”, reforça o diretor.

 Medicina Preventiva

O Hapvida cuida da saúde de seus clientes desde a infância até a terceira idade. O Portal Minha Saúde Hapvida aparece como uma extensão do trabalho realizado, desde 1997, pela Medicina Preventiva do Hapvida (HapPrev). Atualmente, o serviço assiste cerca de 20 mil beneficiários. Nos núcleos de Medicina Preventiva são realizados projetos e ações que promovem a qualidade de vida de grupos especiais, como gestantes e da melhor idade, além de grupos de risco e portadores de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade.

Os beneficiários contam com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pediatras e enfermeiros, que fazem o monitoramento contínuo do quadro médico do paciente, de forma a evitar a manifestação de doenças e a necessidade de tratamentos invasivos para enfermidades que podem ser facilmente evitadas e acompanhadas. Além disso, a HapPrev também promove educação em saúde e campanhas de mapeamento de doenças crônicas no local de trabalhado dos nossos clientes, em parceria com as empresas. “Promover um envelhecimento saudável da carteira de beneficiários é o maior desafio de qualquer plano de saúde e tão importante como oferecer assistência médica de alta complexidade no fim da vida”, frisa Ana Luiza Augusto.

 

 

Fonte:

Hapvida Saúde 

 

Simulador de Plano Individual