07/08/2013 15:11 0

   Quarta-feira, 07/08/2013  15:00 hrs

A Ouvidoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de lançar um manual para auxiliar as operadoras de planos de saúde a implantarem suas próprias ouvidorias.

Com conteúdo objetivo e prático, a publicação esclarece as atribuições de um ouvidor; enumera requisitos importantes para a eficácia do órgão e traz orientações para o bom atendimento e uma correta classificação de demandas.

"Tivemos a preocupação de contribuir para a efetiva implementação das ouvidorias sem que houvesse impactos econômicos que pudessem inviabilizar a proposta", explica a ouvidora da ANS, Stael Riani, que também ressalta a importância da medida: "A norma tem o propósito ousado de reduzir os conflitos administrativos e judiciais por meio do olhar estratégico do Ouvidor nos processos de trabalho das Operadoras de planos de saúde, restabelecendo a credibilidade e a melhoria do atendimento de primeira linha oferecido hoje pelos canais tradicionais de atendimento como 0800 e fale conosco".

A instalação de ouvidorias pelas operadoras de planos de saúde é uma determinação da ANS dispostas na Resolução Normativa nº 323, publicada em abril de 2013. Em outubro, termina o prazo de 180 dias dado às operadoras de planos de saúde com mais de 100 mil beneficiários. As demais operadoras de planos de saúde têm prazo até abril de 2014.

Em julho deste ano, a Ouvidoria da ANS já havia realizado um curso de capacitação para preparar ouvidores que atuam na saúde suplementar para os novos desafios do setor, abordando indicadores de eficiência e conceitos sobre o trabalho e a implantação de ouvidorias pelas operadoras de planos de saúde.
 

Acesse o Manual de Ouvidoria da Saúde Suplementar

 

Acesse a página da Ouvidoria da ANS

 

Fonte:

Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS)


Simulador de Plano Individual