ANS discute qualidade na Saúde Suplementar
Data de publicação: Segunda-feira, 03/12/2012
As perspectivas para a melhoria da qualidade na saúdesuplementar e as experiências internacionais sobre o tema estiveram no centro dos debates do Seminário Internacional Qualidade em Saúde, organizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no dia 4 de dezembro de 2012, no Hotel Windsor Guanabara, no Rio de Janeiro.
O Diretor-Presidente Interino e Diretor de Normas e Habilitação dos Produtos, André Longo; o Diretor de Fiscalização e Diretor Interino de Gestão, Eduardo Sales, e o Diretor Adjunto de Desenvolvimento Setorial da ANS, Wladmir Ventura de Souza, participaram da abertura do evento.
O objetivo foi fomentar a divulgação permanente de informações que contribuam para o esclarecimento dos beneficiários, possibilitando maior comparabilidade dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde no país. Um dos temas em discussão no seminário foi a importância dos Programas de Qualificação do setor de Saúde Suplementar como instrumentos de avaliação para o consumidor quanto à escolha do seu plano de saúde.
Sobre os programas de qualificação
Os Programas de Qualificação da ANS estimulam a adoção de melhores práticas pelas operadoras e prestadores e foram apresentados no evento. São programas voltados para avaliação da Qualificação de Operadoras, Qualificação de Prestadores (QUALISS Indicadores e QUALISS Divulgação) e Programa de Acreditação de Operadoras.
“Estes programas desenvolvidos pela ANSestão alinhados para que não haja informações superpostas ou incongruentes, possibilitando melhor capacidade de escolha aos beneficiários quanto aos planos de saúde”, afirma o Diretor de Normas e Habilitação dos Produtos e Diretor-Presidente Interino da ANS, André Longo, reiterando a missão permanente da agência reguladora em relação ao acompanhamento da qualidade do setor.
O seminário internacional traçou também um panorama das experiências sobre a qualidade em saúdeem outros países nas áreas pública e privada. O médico francês Henry Leleu, um dos maiores especialistas em avaliação de serviços de saúdeno mundo, Mestre em Economia da Saúdee Doutorando em SaúdePública, foi o convidado para apresentar o tema.