Data de publicação: Quinta-feira, 06/06/2013
A partir de hoje, as operadoras de planos privados de saúde poderão consultar por meio do acesso ao programa PTA o relatório de Recursos Próprios Mínimos, referente ao 4º trimestre de 2012.
O objetivo do relatório é demonstrar, de forma aproximada, o cálculo prévio do Patrimônio Mínimo Ajustado (PMA) e da Margem de Solvência (MS), conforme determina a Resolução Normativa RN nº 209, de 22 de dezembro de 2009, a partir das informações enviadas à ANS pelas operadoras de planos de saúde por meio do DIOPS.
Este ano, a ANS disponibiliza também um quadro com os eventuais ajustes realizados sobre o Patrimônio Líquido/Social para fins de enquadramento à PMA e MS, conforme instrução da IN DIOPE nº 38/2009, vigente até dezembro de 2012.
A regularidade do envio de informações relativas às exigências de Recursos Próprios Mínimos é de responsabilidade da operadoras dos planos de saúde. Para auxiliar os gestores no monitoramento econômico-financeiro das empresas, a ANS disponibiliza no site o relatório e a apostila de referências para cálculos econômico-financeiros.
Os valores apresentados neste relatório são extraídos das informações fornecidas pelas operadoras de planos de saúde por meio do DIOPS. Portanto, eventuais ajustes, quando da análise econômico-financeira, podem alterar o resultado apresentado neste relatório.
Apostila de Referências Econômico-Financeiras
Fonte: