Temos muitos motivos para celebrar! A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, no ultimo dia 16/09, o resultado final do Programa de Qualificação das Operadoras 2018 (ano-base 2017). A Unimed Fortaleza teve sua maior nota no Programa de Qualificação das Operadoras em 2018 (ano-base 2017).
Com faixas de notas de avaliação de 0 (pior) a 1 (melhor), a cooperativa alcançou seu melhor resultado até agora, atingindo a nota de 0,8725. Os dados apresentam o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). A novidade é que a ANS divulgou o valor reprocessado a partir de uma nova metodologia do IDSS 2018 ano-base 2017.
“Esse resultado é fruto de uma jornada de melhoria contínua que consolida nossa operadora de grande porte no mercado nacional”, comemora Dr. Elias Leite, presidente da Unimed Fortaleza.
Qualidade em atenção à saúde (8 indicadores): avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada;
Garantia de acesso (11 indicadores): condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores;
Sustentabilidade no mercado (4 indicadores): monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro e satisfação do beneficiário;
Gestão de processos e regulação (5 indicadores): Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
No IDSS 2018, as operadoras de planos de saúde foram orientadas a fazer a Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde, de acordo com os parâmetros técnicos que possibilitassem pontuar e comparar as diferentes empresas que vendem planos.
Ao total, são 1.008 operadoras avaliadas, porém apenas 89 pontuaram no IDSS, o que equivale a 42,19% dos beneficiários da saúde suplementar no ano-base 2017. A nota do Programa de Qualificação é apurada através do cálculo da média ponderada dos Índices de Desempenho das operadoras. Das 1.019 operadoras ativas em 2017, 858 atenderam aos requisitos para a divulgação dos resultados.
Fonte:
https://www.unimedfortaleza.com.br/idss-unimed-fortaleza