04/03/2013 – 13h15
De acordo com a Agencia Nacional de Saúde Suplementar ( ANS ), a taxa de adesão cobradas pelas as operadoras de planos de saúde para os novos usuários é ilegal.
Os novos usuários de planos de saúde estão sendo obrigados a desembolsar mais do que a mensalidade para ter acesso aos serviços de saúde complementar, na adesão dos planos e também na migração. Algumas operadoras estão exigindo o pagamento de uma taxa de adesão, também chamadas de “contratação”, por partes dos usuários. A cobrança extra é considerado irregular pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar ( ANS ).
De acordo com um levantamento que O POVO realizou, constatou a cobrança de taxa de adesão de R$ 15,00 e de R$ 20,00 por pelo menos duas grandes operadoras de plano de saúde no estado do Ceará. Para o usuário do plano de saúde, apesar de ser uma taxa pequena, se for comparado com a mensalidade do plano é pouco, mais se comparada perante a todos os usuários dos planos, é enorme o que as empresas de planos de saúde arrecada anualmente. O que nos resta, que o único órgão que tem o poder de analisar e punir com rigor da lei, que é a Agencia Nacional de Saúde Suplementar ( ANS ), desempenhe um bom trabelho perante as operadoras dos planos de saúde.
Fonte: